terça-feira, 19 de maio de 2015

RAZÃO DA CONTABILIDADE

Tal como toda ciência, a contabilidade tem sua história, seus fundamentos, seus princípios e técnicas. Muito se escreve sobre a origem desta ciência, seus mecanismos, leis, técnicas e aplicações. O assunto é extenso, complexo e profundo.

Não vou discorrer agora sobre a origem da contabilidade. Neste momento gostaria de ressaltar apenas que tudo teve origem no patrimônio e na necessidade de controlá-lo. Patrimônio este que no conceito contábil, é integrado por tudo que uma pessoa possui, seja, todos os bens materiais, os seus direitos e tudo que esta pessoa tem de obrigações a cumprir.

Patrimônio - A razão da contabilidade

O objeto* da ciência contábil é o patrimônio de uma entidade.

*Objeto de uma ciência é o que delimita o seu campo de atuação.

Seja de uma pessoa jurídica (PJ) ou de uma pessoa física (PF), a ciência contábil foca principalmente o controle e o estudo do patrimônio e de todos os eventos que venha a alterá-lo.

Pessoa Física e Pessoa Jurídica


  • Pessoa jurídica: é uma entidade constituída de pessoas ou bens, sendo dotada de personalidade própria, formalmente constituída em atendimento ao que prescreve a legislação, registrada em órgãos públicos e voltada para a consecução de objetivos pré definidos.
São exemplos de pessoas jurídicas: Empresas, fundações, associações, cooperativas, ONGS, etc.
  • Pessoa física: é o indivíduo, homem ou mulher.
Ambas as pessoas são dotadas de algum patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário