ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS
A gestão nas empresas é baseada
em decisões diárias de seus gestores. São decisões de diversas naturezas, tais
como comprar materiais, contratar serviços, recrutar novos colaboradores,
desligar outros, prospectar clientes, elaborar projetos, realizar vendas, fazer
investimentos, assinar contratos, pagar despesas, distribuir lucros, fazer reuniões e apresentações e muitas outras tarefas que envolvem decisões diárias de diversas pessoas.
investimentos, assinar contratos, pagar despesas, distribuir lucros, fazer reuniões e apresentações e muitas outras tarefas que envolvem decisões diárias de diversas pessoas.
Estas decisões poderão ter ou não impacto sobre o patrimônio líquido das empresas.
O patrimônio líquido é a diferença entre a soma de bens e direitos e as obrigações.
O patrimônio líquido é a diferença entre a soma de bens e direitos e as obrigações.
Patrimônio Líquido = (Bens + Direitos) - Obrigações
Este mesmo conceito não se
restringe apenas ao patrimônio das empresas, podendo ser estendido também ao patrimônio
do governo, das organizações não governamentais e até das pessoas físicas.
Sob o enfoque contábil podemos
dizer que:
- As decisões que não afetam o patrimônio líquido são denominadas “atos administrativos”
- As decisões que afetam o patrimônio líquido são denominadas “fatos administrativos”.
Os atos administrativos
geralmente geram fatos que irão alterar o patrimônio líquido das empresas no curto,
médio ou longo prazo. A simples execução de procedimento para uma cotação de preços
para aquisição de um equipamento são rotinas internas necessárias ao
cumprimento das normas estabelecidas pela entidade. Ao contrário, a conclusão
do processo de compras com o efetivo recebimento do equipamento vindo do
fornecedor, caracteriza um fato administrativo.
Exemplos de fatos administrativos; o recebimento de mercadorias
adquiridas junto a fornecedores, o faturamento com a emissão da nota fiscal de
venda contra o cliente, o pagamento de um título de crédito, o pagamento de
impostos, o recebimento de valores de clientes, a realização de despesas etc.
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