domingo, 4 de outubro de 2015

ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS

A gestão nas empresas é baseada em decisões diárias de seus gestores. São decisões de diversas naturezas, tais como comprar materiais, contratar serviços, recrutar novos colaboradores, desligar outros, prospectar clientes, elaborar projetos, realizar vendas, fazer
investimentos, assinar contratos, pagar despesas, distribuir lucros, fazer reuniões e apresentações e muitas outras tarefas que envolvem decisões diárias de diversas pessoas.

Estas decisões poderão ter ou não impacto sobre o patrimônio líquido das empresas. 

O patrimônio líquido é a diferença entre a soma de bens e direitos e as obrigações.


Patrimônio Líquido = (Bens + Direitos) - Obrigações

Este mesmo conceito não se restringe apenas ao patrimônio das empresas, podendo ser estendido também ao patrimônio do governo, das organizações não governamentais e até das pessoas físicas.

Sob o enfoque contábil podemos dizer que:
  • As decisões que não afetam o patrimônio líquido são denominadas “atos administrativos”
  • As decisões que afetam o patrimônio líquido são denominadas “fatos administrativos”.
Exemplos de atos administrativos: a abertura de um processo para contratação de um novo empregado, um processo de cotação de preços para aquisição de um equipamento, a elaboração de uma plano de negócios, a participação em uma licitação pública, a alteração da tabela de preços da empresa, a mudança de "lay-out" do escritório, uma reunião, a transferência de um empregado dentre outros eventos, o preenchimento de um pedido de venda dentre outros procedimentos.

Os atos administrativos geralmente geram fatos que irão alterar o patrimônio líquido das empresas no curto, médio ou longo prazo. A simples execução de procedimento para uma cotação de preços para aquisição de um equipamento são rotinas internas necessárias ao cumprimento das normas estabelecidas pela entidade. Ao contrário, a conclusão do processo de compras com o efetivo recebimento do equipamento vindo do fornecedor, caracteriza um fato administrativo.

Exemplos de fatos administrativos; o recebimento de mercadorias adquiridas junto a fornecedores, o faturamento com a emissão da nota fiscal de venda contra o cliente, o pagamento de um título de crédito, o pagamento de impostos, o recebimento de valores de clientes, a realização de despesas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário