sábado, 24 de outubro de 2015

ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO


Segundo levantamento recente, o Estado do RJ possui sessenta e três (63) escolas de ensino superior permitidas pelo MEC para os cursos de Ciências Contábeis, seja presencial ou na modalidade de ensino a distância.

Se você está decidido a escolher uma das melhores instituições para estudar e começar uma promissora carreira na área contábil é preciso saber como as escolas de ensino superior são avaliadas pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O INEP é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

Para estar seguro em sua decisão, 
conheça um pouco do contexto avaliativo do INEP. 
Um dos principais indicadores de
avaliação das escolas de ensino superior 
é obtido através do Exame Nacional de
Desempenho dos Estudantes – ENAD.

O ENAD

O Enade é um componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a lei 10.861/04. O exame é aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro e último ano do curso.

Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. A nota do ENAD vaia de 1 a 5, sendo trê (3) satisfatório.  

Além do ENAD, os outros dois indicadores que determinam a qualidade do curso são:
  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): Vai de 1 a 5, sendo que a nota 3 é satisfatória e as notas 1 e 2 são insatisfatórias. Nesse conceito são avaliados itens como as instalações e a infraestrutura, o corpo docente, os recursos didático-pedagógicos e o desempenho dos estudantes no ENAD.
  • Conceito do Curso (CC): É a nota final, feita após avaliação presencial da instituição. As faculdades que tiverem CPC 3, 4 e 5 podem optar por não receber a visita do MEC.
Veja a legislação sobre a avaliação de cursos   

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-B, são indicadores de qualidade, calculados pelo INEP, com base nos resultados do ENAD e demais insumos constantes das bases de dados do MEC, segundo metodologia própria, aprovada pela CONAES (Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior), atendidos os parâmetros da Lei nº 10.861, de 2004:

I - de cursos superiores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), instituído pela Portaria Normativa nº 4, de 05 de agosto de 2008;

II - de instituições de educação superior: o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), instituído pela Portaria Normativa nº 12, de 05 de setembro de 2008;

III - de desempenho de estudantes: o conceito obtido a partir dos resultados do Enade;

Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua de cinco níveis, em que os níveis iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. Eles servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. 

Edição do ENAD 2012

A última edição do ENAD realizada em 2012 para os cursos de Ciências Contábeis, cujos dados foram divulgados pelo INEP em 2013, indicaram na ocasião que dos 864 cursos Ciências Contábeis avaliadas, apenas 31 obtiveram nota máxima. Veja no link (folha uol) abaixo lista das escolas avaliadas no ultimo ENAD. 

Acesse a prova da edição do ENAD de 2012 para o curso de Ciências Contábeis


Você faz a diferença

Não basta a escola ter boas instalações, 
bons professores e possuir uma boa gestão
se o aluno não se envolver naquilo a que se propôs. 
O comprometimento do aluno com o aprendizado 
é crucial para o seu sucesso,
no curso e na vida profissional.

Não tenha medo de mudar

Muitas vezes somos levados a fazer algo que nada tem haver conosco, desta forma é muito importante uma auto crítica no sentido de saber se o curso escolhido é realmente aquele que você deseja fazer e a carreira escolhida é a que você deseja para o resto de sua vida.

Todos nós temos o direito de errar, mas temos a obrigação de tentar corrigir o rumo. Se aquilo que a princípio você pensou ser o melhor para você, não for o que te deixa feliz, te incomoda, te frusta, é um peso para você ou você enxerga “pouco futuro”, não tenha medo de mudar. Mude sim. Vá em busca do seu sonho. Não insiste no “erro”. Mude já.

A CARREIRA


Optar por uma carreira profissional é uma escolha difícil
e muitas vezes angustiante, 
principalmente para os iniciantes, 
jovens e com pouca vivência, 
mas é um momento de crescimento e amadurecimento.

“Segundo Yvette Piha Llehman, coordenadora do Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP (universidade de São Paulo), escolher é difícil, é conflitante, envolve riscos e não tem nada a ver com maturidade ou imaturidade. É a hora de crescer, de se responsabilizar pela primeira decisão importante da vida. Passar para a vida adulta, buscar uma identidade social, escolher uma profissão é como nascer de novo. E toda novidade dá medo e envolve angústias”.

Busque o auto conhecimento, pergunte-se o quê você se vê fazendo daqui a alguns anos, pesquise as carreiras e as profissões, analise as perspectivas daquelas que mais te interessa, converse com profissionais da área que já vivenciaram situações diversas, visite empresas, ONGs e fundações, faça estágios, aprenda a ser empreendedor, participe de empresas junior, leia livros.

Você é o único que pode transformar a sua vida. Comece agora, e se tiver que recomeçar faça isso agora mesmo, sem medo e com muita garra e foco. O sucesso é muito mais transpiração do que inspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário