quinta-feira, 8 de outubro de 2015


CONVERGÊNCIA PARA PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE


Hummm! Tá complicando, né?! Não bastassem os padrões de contabilidade no Brasil, agora temos que conhecer os padrões internacionais de contabilidade. Mas que saco ter que estudar isso. Porquê eu não fui ser jogador de futebol? Seria menos trabalhoso. Não se preocupe, tudo vai dar certo. O que você precisa é de um pouco de dedicação e foco. Vamos em frente então. O mundo está cada vez mais globalizado e a linguagem financeira das empresas está convergindo para um padrão único. Isso é bom para os negócios e, se você dominar o assunto será muito bom para você, pois você será um profissional altamente requisitado pelo mercado de trabalho. Portanto mãos a obra e vamos estudar os pronunciamentos do CPC. Abaixo o início de tudo.  


A convergência do Brasil para as normas internacionais de contabilidade teve início oficialmente em 2008, quando as empresas passaram a cumprir a lei 11.638/07 e a MP 449/08. 

Vejo que alguns alunos tem dúvidas ou desconhecem o assunto. 

A internet e os livros estão repletos de conteúdo sobre o referido assunto. Apenas para tentar ajudar, anexo abaixo dois links sobre a adoção do IFRS no Brasil publicados pela Deloitte e pelo Ibracon. 

Apesar de um pouco antigos, acredito que podem ser de muita valia aos estudantes que estão iniciando no assunto, a conhecer um pouco da história.

http://www.iasplus.com/en/binary/americas/0902brazilpracticalguide.pdf


O link abaixo também contém um ótimo conteúdo sobre o assunto, com explicações sobre a NBC-TG 13 que corresponde ao CPC 13 que trata da adoção inicial da lei 11.638/07.


O sítio do CPC, Comitê de Pronunciamentos Contábeis, possui a íntegra do pronunciamento CPC 13 sobre a adoção inicial da lei 11.638/07 que implementa o IFRS no Brasil.


No sítio do CFC, Conselho Federal de Contabilidade, você encontrará esta "Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral", NBC TG 13 e outras que desejar consultar ou estudar.



Os pronunciamentos contábeis, emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis e que são convertidos nas Normas de Contábeis - NBC, já há algum tempo norteia a vida das empresas. Mas os pronunciamentos são dinâmicos e vez por outra são alterados ou novos são criados. Veja na reportagem do Jornal Valor Econômico a norma "Noclar" que está em fase de tradução e deverá entrar em vigor em meados de 2017. 
http://www.valor.com.br/empresas/4768369/contador-tera-que-reportar-irregularidade-partir-do-ano-que-vem  

Ressalta-se que com a entrada da Lei 12.973/14, que dentre outras coisas acabou com o RTT - Regime Transitório de Tributação, os pronunciamentos contábeis - CPC, vem passando por um processo de revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário